I Workshop de Reologia na Indústria: Aplicação em Óleo e Gás

Participe conosco do I Workshop de Reologia na Indústria: Aplicação em Óleo e Gás que ocorrerá em 29 de novembro de 2023 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O evento é organizado pelo Grupo de Reologia (GReo) da PUC-Rio com apoio da Sociedade Brasileira de Reologia (SBR), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da PUC-Rio.

O I Workshop de Reologia na Indústria de 2023 irá reunir profissionais, acadêmicos e estudantes que tenham interesse na aplicação da reologia à indústria do petróleo. Vamos estabelecer um ambiente multidisciplinar propício à disseminação de conhecimentos, troca de ideias e o estabelecimento de parcerias e colaborações.

O evento será composto por palestras técnicas com profissionais e professores convidados, sessão de pôsteres (com premiação para os melhores trabalhos) e uma mesa redonda sobre a "Atuação, Representatividade e Desafios das Mulheres na Indústria do Petróleo".

As áreas de interesse são: Caracterização reológica de fluidos complexos (fluidos de perfuração e fraturamento hidráulico, pastas de cimento, petróleos, hidratos, soluções poliméricas, dentre outros); Reologia interfacial e estabilidade de emulsões; Recuperação Avançada de Petróleo (EOR); Desafios na Garantia de Escoamento; Abandono de poços (P&A); Perfuração de poços;Deslocamento de fluidos em operações em poços; Escoamento multifásico; Desenvolvimento de smart fluids e nanofluidos

Todas as apresentações serão em português e a inscrição é gratuita! Haverá emissão de certificados de participação e apresentação de trabalhos.

Datas importantes

• Workshop: 29/11/2023 (8:30 às 18h)
  • Submissão dos resumos para apresentações dos posters: até 13/10/2023
  • Aceite dos resumos: até 20/10/2023