Laboratório HPHT (High Pressure High Temperature)


O laboratório HPHT é um laboratório construído para operar equipamentos para a obtenção de medidas a alta pressão. Atualmente, realizamos medidas de propriedades reológicas e interfaciais a alta pressão, utilizando os equipamentos descritos abaixo.

  • Reômetro Rotacional com bomba de seringa e célula de pressão:

A bomba de seringa Teledyne ISCO 260D acoplada ao reômetro rotacional Haake Mars III permite a realização de medidas reológica sob diferentes pressões até a pressão de 400 bar. Essa pressurização pode ser feita com mecanismos hidráulicos ou com o auxílio de gases inertes, como combustíveis. Através deste sistema pode-se estudar as características de materiais submetidos a pressão em processos industriais como o fluidos em reservatórios de petróelo, produtos lácteos, deposição de parafinas e formação de hidratos em linhas de produção.

  • Tensiômetro com célula de pressão:

O tensiômetro Teclis Tracker H é um equipamento utilizado para estudar propriedades de interfaces como tensão superficial/interfacial, molhabilidade e reologia interfacial dilatacional. O equipamento utiliza a técnica conhecida como “Drop Shape Analysis” (DSA), na qual os parâmetros geométricos da gota são avaliados por meio de equações diferenciais que permitem a obtenção das propriedades interfaciais de interesse. Pode ser utilizado com diferentes temperaturas, pressões e distintas concentrações de agentes tensoativos (surfactantes, soluções poliméricas e petróleos).