Microscopia Eletrônica de Varredura


Um microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) é um equipamento usado para a caracterização de materiais em escalas micro e manométrica. Basicamente, o MEV produz um feixe de elétrons que é acelerado em direção a amostra. Quando esse feixe atinge a amostra produz diferentes sinais devido a interação do elétron com a matéria. Com a informação gerada desse processo, podemos obter informações morfológicas, cristalográficas, químicas e eletrônicas dependendo do detector associado ao MEV.

O MEV é uma poderosa ferramenta de análise tanto para a indústria quanto a comunidade acadêmica, já que possibilita a completa caracterização de diversos materiais em uma grande variedade de escalas. Nosso laboratório, junto com o laboratório de Grupo de Transformação de Fases E Caracterização de Materiais do departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM), oferece o serviço de análise e acompanhamento por pessoal capacitado e com anos de experiência na área.

Dispomos de um MEV, modelo Clara da empresa TESCAN, de ultra-alta resolução que pode operar tanto em baixo quanto em alto vácuo e possui uma fonte de emissão de campo (FEG – Field emission Gun) do tipo schottky para a formação do feixe de elétrons de tamanho muito reduzido propiciando uma resolução da ordem de nanômetros. Nesse MEV, além dos detectores convencionais que permitem a análise de morfologia e de contraste por número atômico da microestrutura, também estão acoplados: (i) um sistema de espectroscopia de raios X por dispersão em energia (EDS – Energy Dispersive X-Ray Spectroscopy) que possibilita a análise química; (ii) um sistema de difração de elétrons retroespalhados (EBSD – Electron Backscatter Diffraction) que permite a análise cristalográfica; (iii) um sistema criogênico que possibilita o congelamento de fluidos e material biológico conseguindo assim a análise desse tipo de materiais por microscopia eletrônica.

Ao final do serviço será disponibilizado as imagens e relatório das análises de EDS e EBSD, contendo os principais resultados de interesse na forma de imagens, gráficos e tabelas.

 

a) Pétala de rosa, b) célula de câncer, c) aglomerados de asfaltenos, d) nano partículas de TiO2

Infraestrutura: Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) com sistema de criogenia para análises em amostras fluidas, EDS e EBSD.

 

Solicite um orçamento hoje mesmo