Propriedades viscoelásticas lineares e não lineares


Muitos líquidos de grande importância industrial têm comportamento viscoelástico. Alguns exemplos são: polímeros fundidos, soluções poliméricas, géis, suspensões e emulsões coloidais, dentre outros. A correta quantificação do comportamento viscoelástico do material é essencial para o projeto de processos e produtos. Isto se faz através de diferentes testes reológicos, realizados principalmente em reômetros rotacionais, mas também em reômetros extensionais e em experimentos de escoamentos em geometrias similares às dos processos de interesse.


No GReo temos longa experiência na caracterização reológica de materiais viscoelásticos. Dentre os testes mais importantes que executamos frequentemente podemos citar os de escoamento de cisalhamento oscilatório de pequena amplitude (SAOS) e de grande amplitude (LAOS). Os testes SAOS fornecem os módulos de armazenamento e de perda (G’ e G’’), que são propriedades viscoelásticas lineares. Os testes LAOS fornecem propriedades viscoelásticas não lineares, que em geral são mais relevantes para processos industriais. O GReo desenvolveu recentemente e disponibilizou na literatura científica internacional a análise mais robusta e ao mesmo tempo mais simples dos resultados de testes LAOS. Nossa experiência com materiais viscoelásticos abrange também diversos outros testes que fornecem suas propriedades.

 

Infraestrutura: Sete modernos reômetros rotacionais, equipados com os mais variados acessórios; reômetro extensional CaBER.