Microscopia


A microscopia é uma importante ferramenta que permite a visualização da microestrutura do material. Na área de reologia, a microscopia visa a correlacionar a morfologia do material com a sua resposta mecânica macroscópica (reologia). Os materiais podem ser líquidos, como suspensões ou emulsões, ou sólidos macios (e.g. géis). A compreensão desta relação pode resultar em informações importantes para o estudo e o desenvolvimento de novos materiais.


O GReo utiliza microscopia ótica no estudo de emulsões/suspensões a fim de avaliar a influência do tamanho e distribuição de gotas/partículas na reologia. Dessa forma é possível, por exemplo, controlar a reologia a partir da definição destes parâmetros. Além disso, usamos a microscopia eletrônica de varredura combinada com um sistema de criogenia para o preparo de amostras fluidas, que permite uma análise da microestrutura de nanofluidos. Da mesma forma, o objetivo é correlacionar esta microestrutura com os parâmetros reológicos do nanofluido. Microscópios acoplados aos reômetros são também utilizados para estudar a relação entre reologia e o estado da microestrutura em processos dinâmicos.

 

Infraestrutura: Microscópio Eletrônico de Varredura com sistema de criogenia para preparo de amostras fluidas; Microscópio ótico polarizado Eclipse LV100 da Nikon com módulo de cisalhamento; Microscópios acoplados a reômetros.