Experimentos para visualização e simulação de escoamentos


O escoamento de fluidos complexos está presente em um grande número de processos industriais. Entender como os fluidos se deslocam através de geometrias complexas, e saber quantificar as grandezas relevantes associadas ao problema é fundamental para o projeto e otimização destes processos.


Este tipo de análise pode ser feito através de experimentos em escala real ou reduzida, a partir da visualização do escoamento com a utilização de câmeras de precisão e/ou com a medição de grandezas globais de interesse, como vazão e perda de carga.

No GReo temos um laboratório onde projetamos, fabricamos e montamos variados tipos de plantas experimentais para o estudo de escoamentos envolvendo fluidos complexos. As plantas muitas vezes visam apenas à visualização de padrões de escoamento, que podem definir a viabilidade e o sucesso de um processo industrial. Em outras situações são construídas plantas experimentais que visam à obtenção de medidas globais quantitativas, como vazão e queda de pressão, a fim de definir a viabilidade de um processo, ou propor soluções que indiquem caminhos para a sua otimização. As medidas experimentais podem também ser realizadas apenas para a validação de resultados obtidos por meio de simulações numéricas.

 

Infraestrutura: Fresadora; furadeira industrial; torno mecânico; impressora 3D; transdutores de pressão; medidores de vazão e densidade; densímetro; câmeras fotográficas de alta resolução; bombas.